A história da Chavinho tem inicio no ano de 2003, com a aquisição do sitio Esperança, pelo casal de comerciante Antônio Donizete Chavari. Mais conhecido como Toninho, e Dona Terezinha, sua esposa. Este foi o ano em (retirado o pronome) adquiriram suas primeiras doze vacas leiteiras. O casal começou a produção de leite próprio e em 2004 deu inicio a fabricação de queijo minas frescal artesanal, para ser comercializado em estabelecimento, localizado na cidade de Andradas-MG.
Com o passar do tempo, a produção de leite aumentou significativamente, e ambos decidiram dividir parte do leite com uma empresa de laticínios, situada na cidade Poços de Caldas-MG, para a fabricação de queijos.
Vendo os resultados positivos desta decisão, em 2008 optaram pelo fim da produção de Queijo Minas Frescal artesanal para iniciar a comercialização de leite cru para fábricas de laticínios da região de Andradas.
Em 2011, através de um projeto da IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) junto com a Emater regional, desenvolveram uma Usina de beneficiamento de leite baseado ne produção familiar, com a aquisição do selo de inspeção sanitária em 2011 e novos equipamentos para pasteurização e o envase de leite de saquinhos, também conhecido com Barriga mole, foi lançado o primeiro produto da marca Chavinho, o leite integral pasteurizado.